top of page
header_edital.jpg

4º SEPHA

UERJ

Trânsitos, Entrecruzamentos
e Paralelos

Apresentação
Edital

EDITAL

1. APRESENTAÇÃO

Nosso mundo contemporâneo é caracterizado por intensa circulação de informações, pessoas e culturas, redefinindo e, até mesmo, dissolvendo fronteiras geográficas e culturais preestabelecidas. Esse dinamismo foi impulsionado pelo fenômeno da Globalização, o qual ganhou destaque no final do século passado, facilitando a rápida disseminação de ideias e tecnologias, e causou migrações humanas complexas, frequentemente motivadas por conflitos, instabilidades políticas, econômicas e ambientais. Esses fluxos interligados não apenas desafiaram as antigas concepções de identidade e pertencimento, mas também impulsionaram a reconfiguração constante das práticas culturais, sociais e artísticas.

No entanto, a circulação de pessoas, objetos e ideias têm sido uma característica fundamental do modo de vida e do desenvolvimento das sociedades humanas ao longo da história. Desde tempos antigos, as interações entre os continentes europeu, africano e asiático moldaram o curso da humanidade, e a entrada das Américas na geografia global, durante o Renascimento, ampliou ainda mais essas conexões.

Esse movimento não se limita apenas ao cruzamento de fronteiras geográficas, mas também transcende o próprio tempo. As influências e os impactos entre diferentes culturas, juntamente com a migração de objetos e ideias, ultrapassam seus contextos originais e passam a moldar outros imaginários.

Dentro desse contexto, a pesquisa em história da arte desempenha um papel fundamental, reconhecendo as obras de arte como mediadoras e catalisadoras desses intercâmbios sociais e culturais. Consequentemente, a história da arte enfrenta o desafio de repensar suas abordagens tradicionais, que muitas vezes foram fortemente centradas na Europa, e passar a considerar as intrincadas redes de influências e conexões que há muito tempo transcendem as fronteiras históricas e geográficas.

Dado o exposto, sob o título “trânsitos, entrecruzamentos e paralelos”, o 4º SEPHA | UERJ convoca pessoas pesquisadoras com interesse em história da arte e áreas afins a compartilharem suas pesquisas em andamento ou recentemente finalizadas, explorando as dinâmicas de trânsitos, entrecruzamentos e paralelos de pessoas, objetos artísticos e ideias no espaço e/ou no tempo. Nosso objetivo é destacar abordagens que promovam a comparação e a troca entre diferentes contextos socioculturais, incentivando uma reflexão mais ampla sobre as interações e influências que moldam a arte e a cultura global.

Essa temática está intrinsecamente ligada à abordagem teórico-metodológica do Instituto de Arte da UERJ (IART-UERJ), da qual o presente seminário é parte integrante. No documento "Conexões: ensaios em história da arte" (2014), elaborado por professores do IART-UERJ, as sessões temáticas "Trânsitos" e "Paralelos" serviram de inspiração para a atual edição do seminário. Aqui, “trânsitos” significa “colocar em destaque os cruzamentos e diálogos que estão na base da nova geografia da arte”; mas, sobretudo, significa a “(re)elaboração dos fundamentos do próprio discurso histórico e crítico que, por longo tempo, associou a produção artística ao lugar e tempo específicos da produção, dando origem à categoria dos estilos”
(BERBARA; CONDURU; SIQUEIRA, 2014, p. 13) (1).

Já "Paralelos" evoca a ideia de "comparação" entre duas ou mais entidades, sejam elas coisas, objetos, ideias ou períodos, sem necessariamente sugerir semelhanças. Aqui, as diferenças também são fonte de reflexão. Em resumo, “o paralelo é criado por cada autor, que, ao confrontar imagens produzidas em contextos histórico-artísticos variados, gera roteiros multifacetados e operados por mais de um protagonista” (BERBARA; CONDURU; SIQUEIRA, 2014, p. 14) (2).

O 4º SEPHA | UERJ: TRÂNSITOS, ENTRECRUZAMENTOS E PARALELOS será realizado entre os dias 19 e 23 de agosto de 2024. O evento é totalmente gratuito. As mesas de discussão são em formato online com o objetivo de democratização do seminário, ampliando a possibilidade de participação de pessoas de diferentes cidades, estados e países.

(1) Conexões: ensaios em história da arte. Org. Maria Berbara, Roberto Conduru, Vera Beatriz Siqueira. – Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014. 324p.

(2) Idem.

2. ORGANIZAÇÃO


O 4º SEPHA | UERJ: TRÂNSITOS, ENTRECRUZAMENTOS E PARALELOS é organizado pelas(os) pesquisadoras(es) do Programa de Pós-Graduação em História da Arte, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGHA-UERJ), fundado em 2019.

 

3. SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

A submissão de trabalhos está aberta para pesquisadoras(es) de programas de pós-graduação e de graduação de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES). Não há restrições de formatos (artigos, resenhas, entrevistas, ensaios, práticas experimentais etc.) para participação no seminário.

Para efetivar a participação será exigido, tão somente, o envio do resumo da apresentação no ato de inscrição, através da plataforma Even3.

Cada pesquisador(a) inscrito(a) terá no máximo 20 (vinte) minutos para realizar sua apresentação, no caso de aceite do resumo submetido.

 

4. DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

 

Serão selecionadas até 30 (trinta) comunicações para todo o evento. As vagas serão distribuídas da seguinte forma:
 

a) Pesquisadoras(es) do PPGHA-UERJ matriculadas(os) em 2022 serão aceitos automaticamente, com reserva de 8 (oito) vagas.
 

b) Pesquisadoras(es) externas(os) ou matriculadas(os) no PPGHA-UERJ poderão concorrer a 22 (vinte e duas) vagas.
 

c) Caso as 8 (oito) vagas, reservadas no item “a”, não sejam preenchidas, as vagas remanescentes serão disponibilizadas para pesquisadoras(es) externas(os) ou demais alunos do PPGHA-UERJ.
 

 

5. AVALIAÇÃO

 

A Comissão Organizadora do 4º SEPHA | UERJ: TRÂNSITOS, ENTRECRUZAMENTOS E PARALELOS terá a colaboração de avaliadoras(es) internas(os). A seleção dos trabalhos será realizada a partir de processo de avaliação às cegas. Serão considerados os seguintes critérios:
 

a) Se a(o) inscrita(o) tem vínculo institucional em IES e pesquisa em andamento ou concluída no máximo até 2022;
 

b) Relação da pesquisa com a História da Arte e áreas afins;
 

c) Análise do texto submetido para avaliação e de seu atendimento aos modelos relacionados neste edital;
 

d) Clareza na definição do objeto de estudo e dos objetivos da apresentação;
 

e) Coerência do conteúdo, correspondência do resumo ao título proposto e às palavras-chave escolhidas; e
 

f) Coesão e coerência na redação do resumo e adequação à norma padrão da Língua Portuguesa e à ABNT (NBR n. 6.023, 6.024, 10.520 e 14.724).

 

6. INSCRIÇÕES

Para efetivar a inscrição no 4º SEPHA | UERJ: TRÂNSITOS, ENTRECRUZAMENTOS E PARALELOS, a pessoa pesquisadora deve necessariamente estar vinculada à Instituição de Ensino Superior (IES), ter pesquisa em andamento ou concluída até 2022 e relacionada à História da Arte e áreas afins.
 

A inscrição deve ser feita mediante cadastro na plataforma Even3, através do seguinte link: Even3 - Sepha Uerj Cadastro.
 

a) Discentes da turma de 2022 do PPGHA-UERJ deverão se inscrever exclusivamente na modalidade “Comunicador(a) PPGHA - Turma 2022”;


b) Demais discentes do PPGHA UERJ e pesquisadores externos deverão se inscrever exclusivamente na modalidade “Comunicador(a)”;

c) Inscrições realizadas na modalidade não correspondente serão desconsideradas;


d) Os resumos devem ser enviados em arquivo padrão Word obrigatoriamente anexado no campo exigido pela plataforma;


e) Os resumos devem seguir o modelo disponibilizado em arquivo word presente na plataforma Even3;


f) É possível submeter trabalhos em coautoria;


g) Cada pessoa, independentemente de ser autora e/ou coautora, somente poderá figurar em um único trabalho submetido ao evento por apenas um dos autores;


h) No caso de trabalhos em coautoria, todos os autores deverão obrigatoriamente se inscrever na plataforma Even3. O texto deve ser redigido/elaborado por todas(os) as(os) autoras(es).


i) No ato da submissão, as autoras e os autores devem estar cientes de sua inteira responsabilidade quanto ao conteúdo, veracidade da autoria e opiniões expressas no trabalho;


h) As autoras(es) devem observar os padrões ortográficos e gramaticais da norma padrão da Língua Portuguesa;


j) As autoras(es) vinculados às IES de outros países que queiram submeter trabalhos devem enviá-los em português, respeitando as normas ortográficas e gramaticais da Língua Portuguesa, e estar cientes de que o evento será proferido em português, sem tradução simultânea e/ou legendas automáticas;

 

k) As autoras(es) se responsabilizam integralmente pelo preenchimento correto das informações pessoais, pelo teor e pela autoria do trabalho apresentado, uma vez que esses dados serão utilizados para a produção dos certificados e publicação nos Anais, ressaltando que não serão permitidas alterações posteriores;


l) O conteúdo, a autoria, a revisão do texto de acordo com as normas da Língua Portuguesa padrão e os direitos autorais das imagens utilizadas para a divulgação do trabalho são de inteira responsabilidade das(os) autoras(es);


m) Não há restrições de formatos de pesquisa (como artigos, resenhas, entrevistas, ensaios etc.) para participação do seminário;

 

n) No ato de inscrição, o candidato deverá enviar um texto de apresentação da comunicação com 500 (quinhentos) caracteres para divulgação na internet, em caso de aceite da comunicação;

 

o) A imagem enviada no ato de inscrição será utilizada para divulgação do evento em caso de aceite da comunicação, e deve estar acompanhada de sua respectiva legenda de acordo com as normas da ABNT para imagens; e


p) Inscrições realizadas sem a inclusão de resumos ou em que eles não se adequem às normas estabelecidas serão desconsideradas.

.

 

6.1) Formatação do resumo dos trabalhos

 

PESQUISADORAS(ES) QUE DESEJAREM SUBMETER SEU RESUMO DEVEM FAZER INSCRIÇÃO OBRIGATORIAMENTE NA PLATAFORMA EVEN3, utilizando na formatação desse documento o template pré-formatado “Resumo”, disponível na plataforma Even3, em atenção aos padrões essenciais relacionados abaixo:

a) Título, com o máximo de 85 (oitenta e cinco) caracteres, sem contar os espaços. No título não poderá ser utilizado sublinhado e o uso do itálico deve se restringir apenas à grafia de palavras estrangeiras;


b) O resumo deverá ter no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave;


c) Enviar o resumo SEM autoria e NO DOCUMENTO PADRÃO WORD para os pesquisadores externos e demais integrantes do PPGHA-UERJ;


d) Enviar o resumo COM autoria e NO DOCUMENTO PADRÃO WORD para discentes PPGHA UERJ - Turma 2022;


e) O texto do resumo deverá conter no mínimo 2.000 (dois mil) e no máximo 2.500 (dois mil e quinhentos) caracteres, contando os espaços; e

 

f) Após findo o texto do resumo, poderão ser incluídas 3 (três) imagens/figuras, no máximo, com resolução individual de 150 DPI, acompanhadas de suas respectivas legendas, conforme o seguinte modelo básico:

Figura 1. Nome da autoria em sequência direta. Título (itálico), ano, técnica.

 

6.2) Inscrições COM reserva de vaga: pesquisadoras(es) PPGHA | UERJ, turma 2022

 

As pesquisadoras(es) do PPGHA matriculadas(os) no ano de 2022, beneficiados com a reserva de 8 (oito) vagas, deverão selecionar na plataforma Even3, no ato da inscrição, a opção “Comunicador(a) PPGHA - Turma 2022”.

Deverão enviar o arquivo em formato Word, constando o nome(s) das(os) autoras(es), Instituição vinculada, curso e linha de pesquisa.
 

Modelo de resumo COM autoria: Modelo de resumo com autoria - Turma 2022

6.3) Inscrição SEM reserva de vaga: demais pesquisadoras(es) e/ou participantes

 

As demais pesquisadoras(es) e participantes, incluindo-se outros integrantes do PPGHA | UERJ, deverão selecionar na plataforma Even3, no ato da inscrição, a opção “Comunicador(a)”.
 

Deverão enviar o arquivo somente em formato Word e sem autoria.

Modelo de resumo SEM autoria: Modelo de resumo sem autoria - Pesquisadores externos e demais alunos do PPGHA

 

7. CRONOGRAMA

 

Lançamento do edital

28 de abril 2024

Inscrições para comunicadores

28 de abril a 24 de maio 2024

Avaliação das propostas

03 a 24 de junho 2024

Divulgação por e-mail dos candidatos selecionados

28 de junho 2024

Organização das mesas temáticas

28 de junho a 05 de julho  2024

Divulgação da programação

12 de julho 2024

Inscrições para ouvintes

12 a 23 de agosto 2024

Realização do evento

19 a 23 de agosto de 2024

Envio dos textos finais para os Anais SEPHA | UERJ

até 01 de novembro de 2024

Divulgação dos Anais SEPHA | UERJ

Janeiro de 2024

 

 

8. ESTRUTURA DO SEMINÁRIO

As transmissões do 4º SEPHA | UERJ: TRÂNSITOS, ENTRECRUZAMENTOS E PARALELOS serão gravadas e disponibilizadas no site do seminário (www.sephauerj.net), assim como no canal do YouTube do SEPHA | UERJ (https://www.youtube.com/@sepha_uerj). Ao submeter uma comunicação, as(os) autoras(es) concordam com a disponibilização dos arquivos de vídeo (imagem e voz) nos endereços indicados, e em outros meios digitais (por exemplo: redes sociais), visando a difusão do conhecimento científico.
 

O 4º SEPHA | UERJ: TRÂNSITOS, ENTRECRUZAMENTOS E PARALELOS prevê um total de 4 (quatro) apresentações de pesquisadoras(es) convidadas(os) e 30 (trinta) comunicações de pesquisadoras(es) inscritas(os). Essa estrutura poderá ser alterada em consonância ao número de inscrições recebidas.
 

Cada pesquisador(a) inscrito(a) terá no máximo 20 (vinte) minutos para realizar sua apresentação, no caso de aceite do resumo submetido.

Horários: sempre de 9h – 12h (turno da manhã) e de 14h – 17h (turno da tarde).

​SEG.  19 de agosto de 2024
Mesa de Abertura
GT 1

 

​TER. 20 de agosto de 2024
GT 2
GT 3

 

​QUA. 21 de agosto de 2024
GT 4
GT 5

 

​QUI. 22 de agosto de 2024
GT 6
GT 7

 

​SEX. 23 de agosto de 2024
GT 8
Mesa de Encerramento

 

 

9. Anais SEPHA | UERJ

 

A publicação nos Anais requer que a pessoa autora aceite todas as regras do evento explicitadas nesse edital, no cronograma, nas normas para submissão e na autorização de cessão de direitos autorais para a publicação do trabalho nos meios de divulgação concernentes ao evento.
 

A publicação nos Anais do 4° SEPHA | UERJ: TRÂNSITOS, ENTRECRUZAMENTOS E PARALELOS, está condicionada à participação e à apresentação da autora e/ou do autor do trabalho no evento.
 

DATA LIMITE PARA ENVIO DO TEXTO FINAL: 01 de novembro de 2024
 

A previsão de lançamento dos Anais do 4° SEPHA | UERJ: TRÂNSITOS, ENTRECRUZAMENTOS E PARALELOS é para janeiro de 2025.
 

Cada autora(or) é responsável pelo conteúdo, pela autoria do texto apresentado e pelo direito de reprodução das imagens utilizadas.

9.1) Normas para envio de texto final:
 

a) Os trabalhos finais devem ser enviados em PADRÃO WORD para o formulário de submissão dos Anais Sepha Uerj, que será disponibilizado e comunicado após o evento, por e-mail, a cada participante. Arquivos em PDF serão desconsiderados;

b) O arquivo de texto deverá ser nomeado indicando o evento, o primeiro e o último nome do(a) primeiro(a) autor(a), como no exemplo: “SEPHA_2024-Dandara_Zulu”;
 

c) O texto deve ser enviado completo, em arquivo único, com créditos de autoria e de coautoria, e minibiografia de até 500 (quinhentos) caracteres, inserida como primeira nota de rodapé;

d) O texto deve respeitar as normas da ABNT (NBR n. 6.023, 6.024, 10.520 e 14.724), com limite mínimo de 16 (dezesseis) mil caracteres, contando os espaços, e máximo de 24 (vinte e quatro) mil caracteres, contando os espaços, incluindo resumo, imagens e referências;

e) As imagens devem ser inseridas no local de entrada no texto;

f) As legendas das imagens devem ser completas, com numeração indicando ordem de entrada, fonte de procedência e crédito do fotógrafo, quando for o caso; e

g) A autorização de uso de imagens e direitos autorais é de responsabilidade das(as) autoras(es) dos trabalhos.

 

 

10. OUVINTES

O 4º SEPHA | UERJ: TRÂNSITOS, ENTRECRUZAMENTOS E PARALELOS, terá transmissão ao vivo pelo canal do SEPHA | UERJ, no YouTube (https://www.youtube.com/@sepha_uerj).
 

Os ouvintes deverão fazer sua inscrição na plataforma Even3 para solicitar o certificado de presença.
 

A plataforma Even3 receberá inscrição para ouvintes na semana anterior ao evento e durante a semana do evento – 12 a 23 de agosto de 2024.
 

No momento da transmissão, haverá lista de presença fixada no chat durante o período do debate dos GTs e das Mesas de Abertura e Encerramento.

Os ouvintes deverão preencher a lista de presença de cada mesa para comprovar sua participação e ter acesso ao certificado de ouvinte.

 

11. CERTIFICADOS

 

Comunicadoras(es): o certificado será emitido exclusivamente em nome das pessoas autoras participantes no 4º SEPHA | UERJ: TRÂNSITOS, ENTRECRUZAMENTOS E PARALELOS e que tenham apresentado trabalho.
 

Ouvintes: serão concedidos certificados de 30 (trinta) horas às(aos) ouvintes que indicarem a presença em, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) das mesas. As(os) ouvintes que não obtiverem essa frequência mínima, serão concedidos certificados com carga horária de 3 (três) horas referente à cada mesa assistida.
 

Comunicadores e Ouvintes: o participante e ouvinte tem até 90 (noventa) dias após o fim do evento para realizar gratuitamente o download do seu certificado pela plataforma Even3. Após esses 90 (noventa) dias, a Even3 cobra uma pequena taxa do participante para emissão do certificado.

 

12. CASOS OMISSOS


Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Encontro.

 

13. ADERÊNCIA AOS TERMOS DESTA CONVOCATÓRIA

O ato de inscrição implica na plena aderência aos termos estabelecidos na presente convocatória.

Rio de Janeiro, 28de abril de 2024.

Comissão organizadora 4º SEPHA | UERJ – TRÂNSITOS, ENTRECRUZAMENTOS E PARALELOS

 

Ana Carolina Castro Silva, André (Sheik) Fernandes Leite da Luz, Camila de Macedo Souza, Carina Amorim Oliveira, Caroline Mendes Pinto Rocha da Costa, Cynthia Caroline, Espírito Santo Cavalcante, Eliane Areas Cid, Fabiana Ferreira de Alcantara, Gabriela Caspary Corrêa, Joice Maria Borges Viecceli, Julia Maria de Souza dos Santos, Karolinny Rosa de Brito da Rocha, Laura Cristina Souza da Silva, Luíza Estruc dos Santos de Oliveira, Mariana Silva Vidal, Natalia da Silva Candido, Raquel Fernandes, Thábata Castro Roberto, Thamires de Lourenzo de Avelar e Silva, Vanessa Freitas Mendes Callado e Vitória Paes Carvalho 
 

Programação visual:

Luisa Borja

bottom of page