2º SEPHA
UERJ
TRANSVERSALIDADES
O 2º SEPHA UERJ - TRANSVERSALIDADES tem por objetivo divulgar os processos de pesquisa desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGHA-UERJ), promovendo o diálogo com pesquisadores(as) de outros programas de pós-graduação ou graduação.
O tema TRANSVERSALIDADES é deliberadamente amplo. O objetivo desta escolha foi propor uma estratégia de formulação de narrativas para além de um tema fechado. Uma proposta que permita abranger múltiplas pesquisas e assuntos, incentivando atravessamentos acerca da produção, recepção e circulação da cultura e das artes em tempos diversos, através de uma perspectiva multicêntrica. A área de concentração do PPGHA-UERJ é a História da Arte Global. Esta abordagem da História da Arte tem como aspiração valorizar temporalidades e geografias não hegemônicas, buscando análises e aproximações transculturais que desorganizem estruturas fechadas e consolidadas sobre a produção de conhecimento artístico e cultural.
A partir deste estímulo, convidamos pesquisadores(as) com interesse neste tipo de abordagem a se reunirem ao redor desse tema, como um exercício necessário de elaboração de novos modos de olhar o mundo.
O evento, cujo formato será integralmente online, acontecerá entre os dias 2 e 6 de maio de 2022.
EDITAL
1. APRESENTAÇÃO
O 2º SEPHA UERJ - TRANSVERSALIDADES tem por objetivo divulgar os processos de pesquisa desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGHA-UERJ), promovendo o diálogo com pesquisadores(as) de outros programas de pós-graduação ou graduação.
O tema TRANSVERSALIDADES é deliberadamente amplo. O objetivo desta escolha foi propor uma estratégia de formulação de narrativas para além de um tema fechado. Uma proposta que permita abranger múltiplas pesquisas e assuntos, incentivando atravessamentos acerca da produção, recepção e circulação da cultura e das artes em tempos diversos, através de uma perspectiva multicêntrica. A área de concentração do PPGHA-UERJ é a História da Arte Global. Esta abordagem da História da Arte tem como aspiração valorizar temporalidades e geografias não hegemônicas, buscando análises e aproximações transculturais que desorganizem estruturas fechadas e consolidadas sobre a produção de conhecimento artístico e cultural.
A partir deste estímulo, convidamos pesquisadores(as) com interesse neste tipo de abordagem a se reunirem ao redor desse tema, como um exercício necessário de elaboração de novos modos de olhar o mundo. O evento, cujo formato será integralmente online, acontecerá entre os dias 2 e 6 de maio de 2022.
2. ORGANIZAÇÃO
O 2º SEPHA UERJ - TRANSVERSALIDADES é organizado pelos(as) pesquisadores(as) do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGHA-UERJ).
3. SUBMISSÃO DE TRABALHOS
A submissão de trabalhos está aberta para pesquisadores(as) de programas de pós-graduação e de graduação de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES). Não há restrições de formatos (como artigos, resenhas, entrevistas, ensaios, etc.) para participação do Seminário. O texto deve respeitar as normas da ABNT com limite mínimo de 16 mil caracteres com espaços e máximo de 24 mil caracteres com espaços, incluindo resumo, imagens e referências.
Todas as comunicações devem acontecer em até 20 minutos. Caso haja necessidade de apresentação visual para acompanhar a comunicação (PPT, PDF etc.), esta deverá ser enviada para o e-mail sepha.uerj@gmail.com até 1 dia antes da apresentação.
4. DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS
Serão selecionadas até 24 comunicações para todo o evento.
As vagas serão distribuídas da seguinte forma:
a) Pesquisadores(as) do PPGHA-UERJ matriculados(as) em 2020 serão aceitos automaticamente com 17 vagas reservadas.
b) Pesquisadores(as) externos(as) ou matriculados(as) no PPGHA-UERJ em 2019 e 2021 poderão concorrer a 7 vagas.
c) Caso as 17 vagas reservadas não sejam preenchidas, as vagas remanescentes serão disponibilizadas para pesquisadores(as) externos(as) ou do PPGHA-UERJ 2019 e 2021, sendo o remanejamento devidamente comunicado no próprio site do evento;
5. AVALIAÇÃO
A Comissão Organizadora do 2º SEPHA UERJ - TRANSVERSALIDADES com a colaboração de avaliadores(as) externos(as), utilizando o processo de avaliação às cegas, realizará a seleção dos trabalhos considerando os seguintes critérios:
a) Se o(a) inscrito(a) tem vínculo institucional em IES e pesquisa em andamento ou concluída no máximo até 2020;
b) Relação da pesquisa com a História da Arte e áreas afins;
c) Análise do texto submetido para avaliação e do atendimento do mesmo aos modelos relacionados neste edital;
d) Clareza na definição do objeto de estudo e dos objetivos da apresentação;
e) Coerência do conteúdo, correspondência do resumo ao título proposto e às palavras-chave escolhidas;
f) Coesão e coerência na redação do resumo e adequação à norma culta padrão da Língua Portuguesa e ABNT.
6. INSCRIÇÕES
Para efetivar a inscrição no 2º SEPHA UERJ - TRANSVERSALIDADES, o(a) pesquisador(a) deve necessariamente estar vinculado a Instituição de Ensino Superior (IES), ter pesquisa em andamento ou concluída até 2020 e relacionada à História da Arte e áreas afins.
a) A inscrição deve ser feita mediante preenchimento de formulário online;
b) É possível submeter trabalhos em coautoria;
c) Cada autor(a) ou coautor(a) poderá submeter apenas um trabalho no evento;
d) No caso de trabalhos em coautoria, o texto deve ser redigido/elaborado por todos(as) os(as) autores(as);
e) No ato da submissão, os(as) autores(as) devem estar cientes de sua inteira responsabilidade quanto a conteúdo, veracidade da autoria e opiniões expressas no trabalho;
f) Os(as) autores(as) devem observar os padrões ortográficos e gramaticais da norma culta padrão da Língua Portuguesa;
g) Autores(as) vinculados às IES de outros países que queiram submeter trabalhos devem enviá-los em português, respeitando as normas ortográficas e gramaticais da norma culta padrão da Língua Portuguesa e estar cientes de que o evento será proferido em português e não terá tradução simultânea e/ou legendas automáticas;
h) Os(as) autores(as) responsabilizam-se integralmente pelo preenchimento correto das informações pessoais, pelo teor e pela autoria do resumo e do trabalho, uma vez que esses dados serão utilizados para a produção dos certificados e publicação nos Anais, ressaltando que não serão permitidas alterações posteriores;
i) O conteúdo, a autoria, a revisão do texto de acordo com as normas da Língua Portuguesa padrão culta e os direitos autorais das imagens utilizadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(as) autores(as);
j) Não há restrições de formatos (como artigos, resenhas, entrevistas, ensaios, etc.) para participação do seminário.
6.1) ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES COM RESERVA DE VAGA – PESQUISADORES(AS) PPHGA UERJ 2020
A inscrição deverá ser realizada mediante preenchimento de formulário online.
A submissão de textos é obrigatoriamente realizada através do formulário online em campo especificamente destinado. Inscrições realizadas sem a inclusão do(s) arquivo(s), ou em que os mesmos não se adequem às normas estabelecidas, serão desconsideradas.
Devem ser anexados arquivos em formatos word (.doc ou .docx) e/ou PDF, contendo créditos de autoria e mini-bio de até 500 caracteres inserida como nota de rodapé. O texto deve respeitar as normas da ABNT com limite mínimo de 16 mil caracteres com espaços e máximo de 24 mil caracteres com espaços, incluindo resumo, imagens e referências.
a) ENVIO DO TEXTO EM ARQUIVO WORD (.doc ou .docx)
Nomear indicando arquivo de texto primeiro e último nome e matrícula no PPGHA-UERJ em 2020. Exemplo: “Texto_Maria_Silva_PPGHA_2020”.
As imagens devem ser inseridas no local de entrada no texto. As legendas devem ser completas, com numeração indicando ordem de entrada, fonte de procedência e crédito do fotógrafo, quando for o caso. A autorização de uso de imagens e direitos autorais é de responsabilidade dos(as) autores(as) dos trabalhos.
b) ENVIO DO TRABALHO EM ARQUIVO PDF
O trabalho deve ser enviado em arquivo fechado PDF, correspondendo ao mesmo conteúdo enviado em arquivo em formato word.
Nomear o arquivo de texto indicando o primeiro e último nome e matrícula no PPGHA-UERJ em 2020. Exemplo: “Texto_Maria_Silva_PPGHA_2020”.
c) ENVIO DE IMAGENS EM FORMATO JPEG
Será aceito envio de até 3 imagens em formato JPEG com 300 DPI. As imagens poderão ser utilizadas para divulgação do evento, assim como nos anais. Favor nomear os arquivos com a numeração da imagem de acordo com a ordem de entrada no texto, indicando também o seu primeiro e último nome e matrícula no PPGHA-UERJ em 2020.
Exemplo: “imagem1_ Maria_Silva_PPGHA_2020”.
6.2) ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO SEM RESERVA DE VAGA - PESQUISADORES(AS) EXTERNOS E PPGHA UERJ 2019/2021
A inscrição deverá ser realizada mediante preenchimento de formulário online.
a) ENVIO DO TRABALHO EM ARQUIVO PDF
O trabalho completo deve ser enviado sem informações de identificação do autor. Nomear o arquivo com as três palavras-chave do trabalho indicadas na ficha de inscrição. Exemplo: “palavra-chave1_palavra-chave2_palavra-chave3”.
O texto deve respeitar as normas da ABNT com limite mínimo de 16 mil caracteres com espaços e máximo de 24 mil caracteres com espaços, incluindo resumo, imagens e referências.
As imagens devem ser inseridas no local de entrada no texto. As legendas devem ser completas, com numeração indicando ordem de entrada, fonte de procedência e crédito do fotógrafo, quando for o caso. A autorização de uso de imagens e direitos autorais é de responsabilidade dos(as) autores(as) dos trabalhos.
7. CRONOGRAMA
Inscrições para comunicações
17 de dezembro de 2021 a 7 de março de 2022
Avaliação dos trabalhos
7 de a 30 de março de 2022
Divulgação dos trabalhos selecionados
4 de abril de 2022
Divulgação da programação
4 de abril de 2022
Inscrição para ouvintes
4 a 30 de abril de 2022
Realização do 2º SEPHA UERJ - TRANSVERSALIDADES
2 a 6 de maio de 2022
Envio do texto final dos autores para publicação nos anais
16 de junho de 2022
Publicação dos anais
novembro de 2022
8. ESTRUTURA DO SEMINÁRIO
As transmissões do 2º SEPRA UERJ – TRANSVERSALIDADES serão gravadas e posteriormente disponibilizadas no canal de youtube do SEPHA UERJ assim como na página virtual do evento. Ao submeter uma comunicação, os(as) autores(as) concordam com disponibilização dos arquivos de vídeo (imagem e voz) nos endereços indicados.
Total de 4 apresentações de pesquisadores(as) convidados(as) e 24 comunicações de pesquisadores(as) inscritos(as).
Horários: sempre de 10h – 12h, turno da manhã e de 14h – 16h, turno da tarde.
Dia da Semana/Mês
Manhã (10h – 12h)
Tarde (14h – 16h)
SEG. 2 de maio
Mesa de Abertura
GT 1
TER. 3 de maio
GT 2
GT 3
QUA. 4 de maio
GT 4
GT 5
QUI. 5 de maio
GT 6
GT 7
SEX. 6 de maio
GT 8
Mesa de Encerramento
9. PUBLICAÇÕES
A publicação será em formato digital e registrada com número de ISBN próprio.
A publicação nos Anais requer que o(a) autor(a) aceite todas as regras do evento explicitadas neste edital, no cronograma, nas normas para submissão que constam na página do SEPHA UERJ e na autorização de cessão de direitos autorais para a publicação do trabalho nos meios de divulgação concernentes ao evento.
As publicações dos textos completos nos Anais do 2º SEPHA UERJ - TRANSVERSALIDADES condicionam-se à participação e à apresentações, do(a) autor(a) do trabalho no evento.
16 de junho de 2022 é o prazo final para envio dos textos completos para publicação nos Anais do 2º SEPHA UERJ.
O lançamento dos anais do 2º SEPHA UERJ - TRANSVERSALIDADES será em novembro de 2022.
Cada autor(a) é responsável pelo conteúdo, pela autoria do texto apresentado e pelo direito de reprodução das imagens utilizadas.
O envio final, após as apresentações é obrigatório para que o texto seja publicado e deverá seguir as seguintes orientações:
a) Os trabalhos finais devem ser enviados para o email: sepha.uerj@gmail.com
b) TÍTULO DO E-MAIL DE ENVIO DO TEXTO FINAL
Indicar no título do e-mail o primeiro e último nome do(a) autor(a).
Exemplo: “Texto Final Maria Silva”
c) ENVIO DO TEXTO EM ARQUIVO WORD (.doc ou .docx)
Nomear arquivo de texto indicando o primeiro e último nome do(a) autor(a).
Exemplo: “Texto_Maria_Silva”.
Os textos devem ser enviados completos com créditos de autor, mini-bio de até 500 caracteres como nota de rodapé inicial. O texto deve respeitar as normas da ABNT com limite mínimo de 16 mil caracteres com espaços e máximo de 24 mil caracteres com espaços, incluindo resumo, imagens e referências.
As imagens devem ser inseridas no local de entrada no texto. As legendas devem ser completas, com numeração indicando ordem de entrada, fonte de procedência e crédito do fotógrafo, quando for o caso. A autorização de uso de imagens e direitos autorais é de responsabilidade dos autores(as) dos trabalhos.
d) ENVIO DE IMAGENS EM FORMATO JPEG
Será aceito o envio de até 3 imagens em formato .JPEG com 300 DPI. Favor nomear os arquivos com a numeração da imagem de acordo com a ordem de entrada no texto. Indicar também o seu primeiro e último nome. Exemplo: “imagem1_Maria_Silva”.
10. OUVINTES
Para participar como ouvinte do 2º SEPHA UERJ - TRANSVERSALIDADES é necessário preencher o formulário de inscrição online. O evento acontecerá via plataforma Zoom e será transmitido ao vivo pelo canal do SEPHA UERJ no YouTube. No momento da transmissão pelo YouTube, haverá lista de presença fixada no chat durante o período do debate dos GTs e das Mesas de Abertura e Encerramento. Os ouvintes deverão preencher a lista de presença para solicitar o certificado do evento posteriormente. O período de inscrição para ouvintes será do dia 4 a 30 de abril de 2022.
11. CERTIFICADOS
As atividades de comunicação e publicação nos Anais receberão certificados.
Apresentação de trabalho: o certificado será emitido exclusivamente em nome do(a) autor(a) que apresentou no 2º SEPHA UERJ - TRANSVERSALIDADES.
Ouvintes: o certificado será disponibilizado por meio do e-mail informado no formulário de inscrição. Serão concedidos certificados de 18h aos(às) ouvintes que indicarem a presença em, pelo menos, 75% das mesas. Aos(Às) ouvintes que não obtiverem essa frequência mínima, serão concedidos certificados com carga horária de 2h referente à mesa assistida.
12. CASOS OMISSOS
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Encontro.
13. ADERÊNCIA AOS TERMOS DESTA CONVOCATÓRIA
O ato de inscrição implica na plena aderência aos termos estabelecidos na presente convocatória.
Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2021.
DISCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA ARTE DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (PPGHA – UERJ)
PROGRAMAÇÃO
2 MAIO • segunda feira
9h às 12h — Mesa de abertura
Flávia Galli Tatsch - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Kleber Amancio - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Mediação: Maya Suemi Lemos (PPGHA UERJ)
14h às 16h — Grupo de Trabalho (GT) 1 Transversalidades e visualidades negras
As pessoas escravizadas sob o olhar de Ângelo Agostini: a construção imagética do cotidiano a partir das caricaturas do século XIX e o atravessamento de uma história de apagamentos
Daniele Cristina Liberato de Oliveira (PPGArqueologia UFPE)
A Evocação da "Outro" no tema Cabeça de Preto/Negro
Thais Gomes de Menezes (PPGHA Universidade Nova de Lisboa)
Da Pedra à Escultura: encontros e desencontros nos caminhos de Aleijadinho e Jorge dos Anjos
Raquel Fernandes (PPGHA UERJ e IFFluminense)
Mediação: Gabriela Caspary (PPGHA UERJ)
3 MAIO • terça feira
9h às 12h —
GT 2 - Transversalidades: arte e recepção
O imaginário brasileiro e os estudos descoloniais: Uma análise da participação do Brasil na Exposição Universal de 1889
Eloá Tavares Garcia (bacharelado em História da Arte, IArtes UERJ)
Para além do personagem - construção de argumento para a perspectiva feminista de narrativa histórica acerca da Imperatriz Teresa Cristina e seu investimento na produção artística brasileira
Carolina Nunes (PPGHA UERJ)
Desmatamento nas artes visuais: a intervenção humana no meio ambiente nas obras de Weingärtner
Priscilla Simões Dias Casagrande (PPGAV UFRJ)
Cópias x Falsificações: Dois termos com significados diferentes, mas muita relação no campo da História da Arte e da Connoisseurship
Beatrice de Andrade Cabral (PPGHA UERJ)
Mediação: Daniele Machado (PPGHA UERJ)
4 MAIO • quarta feira
9h às 11h —
GT 3 - Transversalidades: percepções e escritas em imagens
Aprendendo a mergulhar: para fazer leituras (po)éticas do imaginário oceânico
Lucas Lins (bacharelado em Oceanografia, FURG)
Entre a cosmovisão e a cosmopercepção, há arruda
Thábata Castro Roberto (PPGHA UERJ)
Caminhos para uma escrita escultórica em artes visuais
Rafael Amorim (PPGAV UFBA)
Mediação: Pollyana Quintela (PPGHA UERJ)
14h às 16h — GT 4 - Transversalidades: iconografia cristã e gênero
Gravando o mundo cristão de cabeça para baixo: oposição e inversão na iconografia da bruxa no Ocidente moderno
Camila de Macedo Souza (PPGHA UERJ)
Os anjos arcabuzeiros de Calamarca: soldados angelicais andinos
André Luis da Rocha Perrett (PPGHA UERJ)
O corpo feminino em martírio: mulheres artistas e o método surrealista
Alessandra Cascardi de Moraes (PPGHA UERJ)
Mediação: Letícia Roberto dos Santos (PPGHA UERJ)
5 MAIO • quinta feira
9h às 12h — GT 5 - Transversalidades: perspectivas curatoriais e historiográficas
Um olhar sobre exposições artísticas e seus critérios curatoriais
Isabella Vieira Daudt de Oliveira (PPGHA UERJ)
Uma história da arte colonial decolonial é possível?
Letícia Roberto dos Santos (PPGHA UERJ)
Visões do moderno no acervo do MAC USP
Daniele Machado (PPGHA UERJ)
A iconoclastia dentro do sistema da arte como demanda de revisões históricas e historiográficas
Ana Carla Frigeri Loiola Soler (bacharelado em História da Arte, IArtes UERJ)
Mediação: Raquel Fernandes (PPGHA UERJ e IFFluminense)
6 MAIO • sexta feira
9h às 11h — GT 6 - Transversalidades: arquitetura, escultura e ornamento
Carrancas em um Museu de Arte Moderna
Gabriela Caspary (PPGHA UERJ)
Crítica de arte e financiamento privado: o caso de Clarival do Prado Valladares com a Construtora Odebrecht
Pollyana Quintella (PPGHA UERJ)
O Villino Silveira: uma residência migrante
Igor Pires do Nascimento (PPGHA UERJ)
Mediação: Richard Gomes da Silva (PPGHA UERJ)
14h às 17h — Mesa de encerramento
Aldilene Diniz - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
Vilma Santos e José Eduardo - Acervo da Laje, Salvador, Bahia
Mediação: Maurício Barros de Castro (PPGHA UERJ)
Ficha técnica
Comissão de organização:
André Sheik, Camila de Macedo, Carolina Nunes, Daniele Machado, Gabriela Caspary, Isabella Vieira Daudt, Letícia Roberto dos Santos, Maria Eduarda Kersting, Marina Duarte Martinez, Natalia da Silva Cândido, Raquel Fernandes, Richard Gomes da Silva, Vanessa Freitas Mendes Callado
Comissão Editorial dos Anais do 2º SEPHA UERJ:
Camila de Macedo, Carolina Nunes e Gabriela Caspary
Programação visual:
Luisa Borja