3º SEPHA
UERJ
EDITAL
1. APRESENTAÇÃO
Sob o tema TRAJETÓRIAS PLURAIS, a proposta para o 3º SEPHA | UERJ parte da afirmação de que “haverá sempre, por mais estabelecida que seja a disciplina, muitas maneiras de apresentá-la e sempre a partir de perspectivas que mostram menos a variedade da ciência que a presença da ideologia” (ORLANDI, 1999, p.9).
A partir da frase de Eni Orlandi, presente na introdução de seu livro sobre a ciência do discurso, propomos a observação do trabalho de pesquisa como parte do processo discursivo, isto é, uma operação sempre interpelada pela ideologia. Para a ciência do discurso, a ideologia é um processo social e simbólico que envolve a construção e reprodução de significados por meio da linguagem. Esta relação de ordem simbólica com o mundo tem sua materialidade no discurso: portanto, é na prática discursiva que a ideologia se produz, se reproduz e se transforma.
A ciência do discurso fornece reflexões teóricas às ciências humanas e de linguagem, às quais a História da Arte faz parte. Ao aceitarmos a premissa de que não há discurso sem sujeito, e sujeito sem ideologia, é possível entender que não há produção de conhecimento científico sem a mediação dos efeitos do simbólico — da interpretação. Colocar-se diante desta intersecção entre língua, discurso e ideologia é questionar o rigor positivista das ciências modernas. Problematizar as análises que não cedem a subjetividade humana e que hierarquizam a produção do conhecimento sob a dicotomia objetividade/subjetividade é o objetivo da proposta temática do seminário.
A metodologia proposta para orientar o 3º SEPHA | UERJ: TRAJETÓRIAS PLURAIS parte do princípio de que todo enunciado apresenta uma posição-discursiva, um ponto na malha discursiva que indica uma direção ideológica e revela relações de forças e de sentidos que (se) produzem e (se) reproduzem o (no) social.
Nessa direção, o 3º SEPHA | UERJ: TRAJETÓRIAS PLURAIS convoca pessoas pesquisadoras com interesse em história da arte e áreas afins a compartilharem o cruzamento de caminhos teórico-metodológicos. Nosso objetivo é explorar trajetos possíveis diante de diversos objetos de estudo, desde a montagem do corpo teórico até as ferramentas de análises. Acreditamos que refletir e discutir sobre as escolhas teórico-metodológicas contribua para a ampliação dos processos de desenvolvimento científico, incluindo nesta prática os aspectos ideológicos, políticos e sociais que permeiam a produção de conhecimento.
O 3º SEPHA | UERJ: TRAJETÓRIAS PLURAIS será realizado entre os dias 7 e 11 de agosto de 2023. As mesas de discussão são em formato online com o objetivo de democratização do seminário, ampliando a possibilidade de participação de pessoas de diferentes cidades, estados e países.
2. ORGANIZAÇÃO
O 3º SEPHA | UERJ: TRAJETÓRIAS PLURAIS é organizado pelas(os) pesquisadoras(es) do Programa de Pós-Graduação em História da Arte, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGHA-UERJ), fundado em 2019.
3. SUBMISSÃO DE TRABALHOS
A submissão de trabalhos está aberta para pesquisadoras(es) de programas de pós-graduação e de graduação de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES). Não há restrições de formatos (artigos, resenhas, entrevistas, ensaios, práticas experimentais, etc) para participação no seminário.
Para participação será exigido o envio de resumo de apresentação no ato de inscrição através de formulário online.
Cada pesquisador(a) inscrito(a) terá no máximo 20 minutos para realizar sua apresentação, no caso de aceite do resumo submetido.
4. DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS
Serão selecionadas até 30 comunicações para todo o evento. As vagas serão distribuídas da seguinte forma:
a) Pesquisadoras(es) do PPGHA-UERJ matriculadas(os) em 2021 serão aceitos automaticamente, com reserva de 23 vagas.
b) Pesquisadoras(es) externas(os) ou matriculadas(os) no PPGHA-UERJ poderão concorrer a 7 vagas.
c) Caso as 7 vagas reservadas não sejam preenchidas, as vagas remanescentes serão disponibilizadas para pesquisadoras(es) externas(os) ou demais alunos do PPGHA-UERJ, sendo o remanejamento devidamente comunicado no próprio site do evento.
5. AVALIAÇÃO
A Comissão Organizadora do 3º SEPHA | UERJ - TRAJETÓRIAS PLURAIS terá a colaboração de avaliadoras(es) externas(os). A seleção dos trabalhos será realizada a partir de processo de avaliação às cegas. Serão considerados os seguintes critérios:
a) Se a(o) inscrita(o) tem vínculo institucional em IES e pesquisa em andamento ou concluída no máximo até 2021;
b) Relação da pesquisa com a História da Arte e áreas afins;
c) Análise do texto submetido para avaliação e do atendimento do mesmo aos modelos relacionados neste edital;
d) Clareza na definição do objeto de estudo e dos objetivos da apresentação;
e) Coerência do conteúdo, correspondência do resumo ao título proposto e às palavras-chave escolhidas;
f) Coesão e coerência na redação do resumo e adequação à norma padrão da Língua Portuguesa e ABNT.
6. INSCRIÇÕES
Para efetivar a inscrição no 3º SEPHA | UERJ - TRAJETÓRIAS PLURAIS, a pessoa pesquisadora deve necessariamente estar vinculada à Instituição de Ensino Superior (IES), ter pesquisa em andamento ou concluída até 2021 e relacionada à História da Arte e áreas afins.
a) A inscrição deve ser feita mediante preenchimento de formulário online;
b) Os resumos devem ser enviados em arquivo pdf a ser anexado obrigatoriamente ao formulário online;
c) Os resumos devem seguir o modelo disponibilizado em arquivo word neste edital;
d) É possível submeter trabalhos em coautoria;
e) Cada pessoa autora e coautora poderá submeter apenas um trabalho no evento;
f) No caso de trabalhos em coautoria, o texto deve ser redigido/elaborado por todas(os) as(os) autoras(es);
g) No ato da submissão, as autoras e os autores devem estar cientes de sua inteira responsabilidade quanto ao conteúdo, veracidade da autoria e opiniões expressas no trabalho;
h) Autoras(es) devem observar os padrões ortográficos e gramaticais da norma padrão da Língua Portuguesa;
i) Autoras(es) vinculados às IES de outros países que queiram submeter trabalhos devem enviá-los em português, respeitando as normas ortográficas e gramaticais da norma padrão da Língua Portuguesa, e estar cientes de que o evento será proferido em português e não terá tradução simultânea e/ou legendas automáticas;
j) Autoras(es) responsabilizam-se integralmente pelo preenchimento correto das informações pessoais, pelo teor e pela autoria do trabalho apresentado, uma vez que esses dados serão utilizados para a produção dos certificados e publicação nos Anais, ressaltando que não serão permitidas alterações posteriores;
k) O conteúdo, a autoria, a revisão do texto de acordo com as normas da Língua Portuguesa padrão e os direitos autorais das imagens utilizadas para a divulgação do trabalho são de inteira responsabilidade das(os) autoras(es);
l) Não há restrições de formatos de pesquisa (como artigos, resenhas, entrevistas, ensaios, etc.) para participação do seminário;
m) No ato de inscrição, o candidato deverá enviar um texto de apresentação da comunicação com 500 caracteres para divulgação na internet, em caso de aceite da comunicação;
n) A imagem enviada no ato de inscrição será utilizada para divulgação do evento em caso de aceite da comunicação, e deve estar acompanhada de sua respectiva legenda de acordo com as normas da ABNT para imagens.
o) Inscrições realizadas sem a inclusão de resumos ou em que os mesmos não se adequem às normas estabelecidas serão desconsideradas.
6.1) INSCRIÇÕES COM RESERVA DE VAGA – PESQUISADORAS(ES) PPHGA | UERJ TURMA 2021
A inscrição deverá ser realizada mediante preenchimento de formulário online. Acesse o formulário aqui.
NORMAS DE ELABORAÇÃO DO RESUMO DE APRESENTAÇÃO PARA CANDIDATOS COM RESERVA DE VAGA
Os resumos e seus itens deverão utilizar o template pré-formatado “Resumo” (BAIXE AQUI), segundo o padrão abaixo:
a) Título, com o máximo de 85 caracteres sem espaços. Não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras.
b) Nome(s) das/os autoras/es, linha de pesquisa e vínculo Institucional por extenso.
c) Palavras-chave – mínimo de 3 e o máximo de 5 palavras-chave.
d) Resumo – mínimo de 2.000 e máximo de 2.500 caracteres com espaços.
e) Figuras – poderão ser incluídas até 3 imagens de resolução de 150 dpi cada com as respectivas legendas após o texto do resumo.
Observação: modelo básico para as legendas: Figura 1. Nome da autoria em sequência direta. Título (itálico), ano, técnica.
6.2) INSCRIÇÃO SEM RESERVA DE VAGA - PESQUISADORAS(ES) EXTERNOS E DEMAIS PARTICIPANTES DO PPGHA UERJ
A inscrição deverá ser realizada mediante preenchimento de formulário online. Acesse o formulário aqui.
NORMAS DE ELABORAÇÃO DO RESUMO DE APRESENTAÇÃO PARA CANDIDATOS SEM RESERVA DE VAGA
Os resumos e seus itens deverão utilizar o template pré-formatado “Resumo” (BAIXE AQUI), segundo o padrão abaixo:
a) Título, com o máximo de 85 caracteres sem espaços. Não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras.
b) Palavras-chave – mínimo de 3 e o máximo de 5 palavras-chave.
c) Resumo – mínimo de 2.000 e máximo de 2.500 caracteres com espaços.
d) Figuras – poderão ser incluídas até 3 imagens de resolução de 150 dpi cada com as respectivas legendas após o texto do resumo.
e) O resumo para os candidatos sem reserva de vaga deve estar SEM autoria, para o sistema de avaliação às cegas.
Observação: modelo básico para as legendas: Figura 1. Nome da autoria em sequência direta. Título (itálico), ano, técnica.
7. CRONOGRAMA
Lançamento do edital
17 de abril 2023
Inscrições para comunicadores
17 de a abril a 19 de maio de 2023
Avaliação das propostas
1 a 26 de junho de 2023
Organização das mesas temáticas
26 a 30 de junho de 2023
Divulgação da programação
7 julho de 2023
Realização do evento
7 a 11 de agosto de 2023
Envio dos textos finais para os Anais SEPHA | UERJ
até 29 de outubro de 2023
Divulgação dos Anais SEPHA | UERJ
Dezembro de 2023
8. ESTRUTURA DO SEMINÁRIO
As transmissões do 3º SEPHA | UERJ: TRAJETÓRIAS PLURAIS serão gravadas e disponibilizadas no site do seminário (www.sephauerj.net), assim como no canal do YouTube do SEPHA | UERJ. Ao submeter uma comunicação, as(os) autoras(es) concordam com a disponibilização dos arquivos de vídeo (imagem e voz) nos endereços indicados, e em outros meios (por exemplo, redes sociais) para a difusão de conhecimento científico.
O 3º SEPHA | UERJ: TRAJETÓRIAS PLURAIS prevê um total de 4 apresentações de pesquisadoras(es) convidadas(os) e 30 comunicações de pesquisadoras(es) inscritas(os). Essa estrutura pode ser alterada de acordo com o número de inscrições recebido.
Cada pesquisador(a) inscrito(a) terá no máximo 20 minutos para realizar sua apresentação, no caso de aceite do resumo submetido.
Horários: sempre de 9h – 12h, turno da manhã e de 14h – 17h, turno da tarde.
Dia da Semana/Mês
Manhã (9h – 12h)
Tarde (14h – 17h)
SEG. 7 de agosto de 2023
Mesa de Abertura
GT 1
TER. 8 de agosto de 2023
GT 2
GT 3
QUA. 9 de agosto de 2023
GT 4
GT 5
QUI. 10 de agosto de 2023
GT 6
GT 7
SEX. 11 de agosto de 2023
GT 8
Mesa de Encerramento
9. PUBLICAÇÕES
A publicação nos Anais requer que a pessoa autora aceite todas as regras do evento explicitadas neste edital, no cronograma, nas normas para submissão e na autorização de cessão de direitos autorais para a publicação do trabalho nos meios de divulgação concernentes ao evento.
A publicações dos Anais do 3° SEPHA | UERJ - TRAJETÓRIAS PLURAIS condicionam-se à participação e à apresentação da autora e/ou do autor do trabalho no evento.
DATA LIMITE PARA ENVIO DO TEXTO FINAL: 29 de outubro de 2023
A previsão de lançamento dos Anais do 3° SEPHA | UERJ - TRAJETÓRIAS PLURAIS é dezembro de 2023.
Cada autora(or) é responsável pelo conteúdo, pela autoria do texto apresentado e pelo direito de reprodução das imagens utilizadas.
NORMAS PARA ENVIO DE TEXTO FINAL:
a) Os trabalhos finais devem ser enviados em word para o email: sepha.uerj@gmail.com
b) TÍTULO DO E-MAIL DE ENVIO DO TEXTO FINAL
Indicar no título do e-mail o primeiro e último nome da pessoa autora.
Exemplo: “Texto_Final_Dandara_Zulu”
c) ENVIO DO TEXTO EM ARQUIVO WORD (.doc ou .docx)
Nomear arquivo de texto indicando o primeiro e último nome do(a) autor(a). Exemplo: “Texto_Dandara_Zulu”.
Os textos devem ser enviados completos com créditos de autor, mini-bio de até 500 caracteres como nota de rodapé inicial. O texto deve respeitar as normas da ABNT com limite mínimo de 16 mil caracteres com espaços e máximo de 24 mil caracteres com espaços, incluindo resumo, imagens e referências. As imagens devem ser inseridas no local de entrada no texto. As legendas devem ser completas, com numeração indicando ordem de entrada, fonte de procedência e crédito do fotógrafo, quando for o caso. A autorização de uso de imagens e direitos autorais é de responsabilidade das(as) autoras(es) dos trabalhos.
d) ENVIO DE IMAGENS EM FORMATO JPEG
Será aceito o envio de até 3 imagens em formato .JPEG com 150 DPI cada. Favor nomear os arquivos com a numeração da imagem de acordo com a ordem de entrada no texto. Indicar também o seu primeiro e último nome. Exemplo: “imagem1_Dandara_Zulu”.
10. OUVINTES
O 3º SEPHA | UERJ - TRAJETÓRIAS PLURAIS terá transmissão ao vivo pelo canal do SEPHA | UERJ, no YouTube. No momento da transmissão, haverá lista de presença fixada no chat durante o período do debate dos GTs e das Mesas de Abertura e Encerramento. Os ouvintes deverão preencher a lista de presença para solicitar o certificado do evento posteriormente.
11. CERTIFICADOS
Comunicadoras(es): o certificado será emitido exclusivamente em nome das pessoas autoras participantes no 3º SEPHA | UERJ - TRAJETÓRIAS PLURAIS que tenham apresentado trabalho.
Ouvintes: o certificado será disponibilizado por meio do e-mail informado na lista de presença. Serão concedidos certificados de 30h às(aos) ouvintes que indicarem a presença em, pelo menos, 75% das mesas. As (os) ouvintes que não obtiverem essa frequência mínima, serão concedidos certificados com carga horária de 3h referente à cada mesa assistida.
12. CASOS OMISSOS
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Encontro.
13. ADERÊNCIA AOS TERMOS DESTA CONVOCATÓRIA
O ato de inscrição implica na plena aderência aos termos estabelecidos na presente convocatória.
Rio de Janeiro, 17 de abril de 2023.
Comissão Organizadora 3º SEPHA | UERJ - TRAJETÓRIAS PLURAIS
Programação
7 AGOSTO • segunda feira
9h às 12h — Mesa de abertura
Angélica Ferrarez , Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
Paola Barreto, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Mediação: Felipe Ferreira (PPGHA UERJ)
14h às 17h — Grupo de Trabalho (GT) 1 Trajetórias Plurais: Arte e Cultura Popular
Djanira da Motta e Silva (1914 -1979): entre discursos e prática
Luíza Estruc (PPGHA UERJ)
Materialidade e devoção no particular: estudo de caso na cidade de São Paulo
Amanda Patricia Tagliaro (PPGHA UNIFESP)
Reflexões sobre a recepção de carnavalescos pelas instituições de arte
Debora Moraes (PPGARTES UERJ)
Mediação: Gabriela Caspary (PPGHA UERJ)
8 AGOSTO • terça feira
9h às 12h — Grupo de Trabalho (GT) 2 Trajetórias Plurais: Estudos de Gênero
Identidade em sociedade
Natalia da Silva Candido (PPGHA UERJ)
Force: perturbando discursos da cultura do estupro através da arte comunitária
Gabriela Traple Wieczorek (PPGAV/UFRGS)
A representatividade feminina na arte brasileira: reflexões sobre apagamentos e invisibilidades
Cinthya Marques do Nascimento
Profa. Dra. Claudia Oliveira (PPGAV EBA UFRJ)
A mulher negra e o sagrado feminino no cinema brasileiro contemporâneo
Juliana Ferreira Torres (PPG-Cineav Unespar)
Mediação: Isabella Daudt (PPGHA UERJ)
14h às 17h — Grupo de Trabalho (GT) 3 Trajetórias Plurais: Estudos étnicos e raciais
Pensando africanamente o modernismo
Julio Ricardo Menezes Silva (PPGHA UERJ)
O dilema de campo e etnografia na pesquisa de arte contemporânea
Fabiana Ferreira de Alcantara (PPGHA UERJ)
Conhecimento e grandeza: pinturas e poemas do Griôt Abdias Nascimento (1914-2011)
Gessica Cristina Barral Farias Amorim (EBA UFRJ)
Dos campos de algodão à Primeira Guerra Mundial: o Blues no território estadunidense
Vitória Veloso Castro dos Santos
Rafael Soares Bezerra (UCP)
Mediação: Preta Evelin (PPGARTES UERJ)
9 AGOSTO • quarta feira
9h às 12h — Grupo de Trabalho (GT) 4 Trajetórias Plurais: Primeira Época Moderna
As presenças da virgem no purgatório de Carabuco
Letícia Roberto dos Santos (PPGHA UERJ)
Giovanni Boltraffio e Ambrogio de Predis: análise acerca da primeira fase do Leonardismo Lombardo
Sara Tatiane de Jesus (PPGH UFMG)
Do demoníaco ao divino: as bruxas de Dürer e as mulheres sacras de Pontormo
Barbara Cristina Marques Moerbeck (ART UERJ)
Mediação: Letícia Roberto dos Santos (PPGHA UERJ)
14h às 17h — Grupo de Trabalho (GT) 5 Trajetórias Plurais: Arte e artistas no Século XIX
Daguerreótipos e biografias: histórias de retratos, seus fotógrafos e assuntos
Vanessa Callado (PPGHA UERJ)
A análise da trajetória de um artista por meio dos seus estudos de pintura
Natália dos Santos Nicolich (PPGAV EBA UFRJ)
David Widhopff e as ilustrações satíricas no periódico paraense O Mosquito
Laura Camila (PPGHA-UNIFESP)
Pedro Weingärtner: entre a prática artística e a metodologia docente
Priscilla Simões Dias Casagrande (PPGAV EBA UFRJ)
Mediação: Danny Liberato (PPGHA UERJ)
10 AGOSTO • quinta feira
9h às 12h — Grupo de Trabalho (GT) 6 Trajetórias Plurais: Arte e Modernidade
Autonomia, política, representação: desafios do realismo alemão nos anos 1920 e 1930
Lara Cristina Casares Rivetti (PPGAV USP)
Uma análise da dança de Merce Cunningham
Maria Carolina de Lacerda Werneck (ART UERJ)
Grupos La Boca e Santa Helena: uma análise comparada
João Carlos Teixeira Junior (PROLAM-USP)
Um estudo comparativo na história da arte latino-americana: as crianças de Portinari e Berni
Maria Carolina Rodrigues Boaventura (PPGEHA USP)
Mediação: Laura Cristina Souza da Silva (PPGHA UERJ)
14h às 17h — Grupo de Trabalho (GT) 7 Trajetórias Plurais: Arte e contemporaneidade
Por uma partilha do acaso: cartografias acidentais de Cao Guimarães
Laura Cristina Souza da Silva (PPGHA UERJ)
Imagem e sobrevivência: um estudo sobre a natureza-morta contemporânea
Milena Duarte Corrêa
Altamir Moreira (PPGART UFSM)
Małgorzata Mirga-tas: releituras de obras consagradas como retomada de narrativa
Ana Carla Soler (ART PPGHA)
O espaço como ferramenta aurática: a Ttéia 1C do Instituto Inhotim e a sacralização da obra na arte contemporânea
Claudia Luiza Sampaio Bartoly Damasceno (PPGAV EBA UFRJ)
Mediação: André Sheik (PPGHA UERJ)
11 AGOSTO • sexta feira
9h às 12h — Grupo de Trabalho (GT) 8 Trajetórias Plurais: Metodologia de pesquisa
Tipologia de artistas: xamânico-messiânico, artesão-trabalhador e paciente-arteterapêutico
André (Sheik) Fernandes Leite da Luz (PPGHA UERJ)
Warburg & América: subsídios para uma nova história da arte científico-cultural
Priscila Risi Pereira Barreto (PPGHA Unifesp)
Práxis como pesquisa para doutorado em artes visuais – método dialético a partir de Harun Farocki
André Arçari (PPGA EBA UFRJ)
Paola Mayer Fabres (PPGAV ECA USP)
Entre a distância e a imersão: a pesquisa em arte e a prática artística em território
Paola Mayer Fabres (PPGAV ECA USP)
André Arçari (PPGA EBA UFRJ)
Mediação: Richard Gomes (PPGHA UERJ)
14h às 17h — Mesa de encerramento
Clarissa Diniz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Mariana Maia, Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB)
Mediação: Maurício Barros de Castro (PPGHA UERJ)
Comissão organizadora 3º SEPHA | UERJ - TRAJETÓRIAS PLURAIS
Ana Carolina Castro Silva, André (Sheik) Fernandes Leite da Luz, Camila de Macedo Souza, Caroline Mendes Pinto Rocha da Costa, Eliane Areas Cid, Gabriela Caspary Corrêa,
Isabella Vieira Daudt de Oliveira, Julia Maria de Souza dos Santos, Julio Ricardo Menezes Silva, Laura Cristina Souza da Silva, Letícia Roberto dos Santos, Luíza Estruc dos Santos de Oliveira, Maria Eduarda Kersting Faria, Mariana Silva Vidal, Natalia da Silva Candido, Richard Gomes da Silva, Thábata Castro Roberto, Thamires de Lourenzo de Avelar e Silva, Vanessa Freitas Mendes Callado, Vitória Paes Carvalho
Programação visual:
Luisa Borja