top of page

MESAS
2022

Mesa de Abertura

"Transversalidade das imagens da morte? Da Pandemia do Covid-19 à Peste Negra e o imaginário macabro". - Flávia Galli Tatsch - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

"Inflexões na Arte Afro Brasileira". - Kleber Amancio - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

 

Mediação: Maya Suemi Lemos (PPGHA UERJ).

GT1: Transversalidades e visualidades negras

"As pessoas escravizadas sob o olhar de Ângelo Agostini: a construção imagética do cotidiano a partir das caricaturas do século XIX e o atravessamento de uma história de apagamentos" - Daniele Cristina Liberato de Oliveira (PPGArqueologia UFPE).

 

"A Evocação da "Outro" no tema Cabeça de Preto/Negro" -

Thais Gomes de Menezes (PPGHA Universidade Nova de Lisboa).

 

"Da Pedra à Escultura: encontros e desencontros nos caminhos de Aleijadinho e Jorge dos Anjos" - Raquel Fernandes (PPGHA UERJ e IFFluminense).

 

Mediação: Gabriela Caspary (PPGHA UERJ).

GT2: Transversalidades: arte e recepção

"Cópias x Falsificações: Dois termos com significados diferentes, mas muita relação no campo da História da Arte e da Connoisseurship" - Beatrice de Andrade Cabral (PPGHA UERJ).

 

"Para além do personagem - construção de argumento para a perspectiva feminista de narrativa histórica acerca da Imperatriz Teresa Cristina e seu investimento na produção artística brasileira" - Carolina Nunes (PPGHA UERJ).

 

"O imaginário brasileiro e os estudos descoloniais: Uma análise da participação do Brasil na Exposição Universal de 1889" -

Eloá Tavares Garcia (bacharelado em História da Arte, IArtes UERJ).

 

"Desmatamento nas artes visuais: a intervenção humana no meio ambiente nas obras de Weingärtner" - Priscilla Simões Dias Casagrande (PPGAV UFRJ).

 

Mediação: Daniele Machado (PPGHA UERJ).

GT3: Transversalidades: percepções e escritas em imagens

"Aprendendo a mergulhar: para fazer leituras (po)éticas do imaginário oceânico" - Lucas Lins (bacharelado em Oceanografia, FURG).

 

"Entre a cosmovisão e a cosmopercepção, há arruda" -

Thábata Castro Roberto (PPGHA UERJ).

 

"Caminhos para uma escrita escultórica em artes visuais" -

Rafael Amorim (PPGAV UFBA).

 

Mediação: Pollyana Quintela (PPGHA UERJ).

GT4: Transversalidades: iconografia cristã e gênero

“Gravando o mundo cristão de cabeça para baixo: oposição e inversão na iconografia da bruxa no Ocidente moderno" -

Camila de Macedo Souza (PPGHA UERJ).

 

"Os anjos arcabuzeiros de Calamarca: soldados angelicais andinos" - André Luis da Rocha Perrett (PPGHA UERJ).

 

"O corpo feminino em martírio: mulheres artistas e o método surrealista" - Alessandra Cascardi de Moraes (PPGHA UERJ).

 

Mediação: Letícia Roberto dos Santos (PPGHA UERJ).

GT5: Transversalidades: perspectivas curatoriais e historiográficas

“Um olhar sobre exposições artísticas e seus critérios curatoriais” - Isabella Vieira Daudt de Oliveira (PPGHA UERJ).

 

“Uma história da arte colonial decolonial é possível?” -
 Letícia Roberto dos Santos (PPGHA UERJ).

 

“Visões do moderno no acervo do MAC USP” -
 Daniele Machado (PPGHA UERJ).

 

“A iconoclastia dentro do sistema da arte como demanda de revisões históricas e historiográficas” - Ana Carla Frigeri Loiola Soler (bacharelado em História da Arte, IArtes UERJ).

 

Mediação: Raquel Fernandes (PPGHA UERJ e IFFluminense).

GT6: Transversalidades: arquitetura, escultura e ornamento

"Carrancas em um Museu de Arte Moderna" - Gabriela Caspary (PPGHA UERJ).

 

"Crítica de arte e financiamento privado: o caso de Clarival do Prado Valladares com a Construtora Odebrecht" - Pollyana Quintella (PPGHA UERJ).

 

"O Villino Silveira: uma residência migrante" - Igor Pires do Nascimento (PPGHA UERJ).

 

Mediação: Richard Gomes da Silva (PPGHA UERJ).

Mesa de Encerramento

"Azulejos da vida de São Francisco de Assis na América Portuguesa Setecentista: origens iconográficas, circulação de modelos, patrimônio ameaçado". - Aldilene Diniz - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

 

"A arte invisível da periferia". - Vilma Santos e José Eduardo - Acervo da Laje, Salvador, Bahia.

 

Mediação: Maurício Barros de Castro (PPGHA UERJ)

bottom of page